terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Confira dicas para proteger sua casa nas férias


O ladrão sempre procura as casas mais fáceis para serem invadidas e roubadas. A fim de evitar estes crimes, o morador deve seguir uma série de dicas simples. 

Durante viagens:
-Deixe a chave com uma pessoa de confiança e peça que ela cuide do local, retirando a correspondência da casa ou na portaria de prédio. 
-Para não deixar evidente que a residência está vazia, uma alternativa pode ser o uso de temporizadores ou fotocélula nas lâmpadas para que elas apaguem durante o dia e acendam à noite. Outra possibilidade é pedir que alguém de confiança acenda as luzes durante a noite e apague durante o dia. 
-Desligue a campainha. Assim, se alguém suspeito tocá-la, não terá certeza se você está ou não na casa. 
-Evite comentar com pessoas estranhas que você vai viajar. Isso vale para suas redes sociais também. 
-Reforce a porta principal com fechaduras auxiliares. Quanto às demais portas e janelas, feche com trancas ou cadeados. 

Para o dia a dia: 
Algumas regras gerais de segurança 
-A primeira coisa que deve saber é que não existe nenhuma forma perfeita para impedir por completo um roubo. Todos os sistemas de proteção simplesmente impedem ladrões amadores e atrasam assaltantes profissionais. 
-Rotinas diárias que você tem no seu dia a dia ajudam os possíveis assaltantes a saberem se você está em casa ou não. Tente, sempre que possível, quebrar este tipo de rotina. 
-Nunca fale com um estranho sobre quando vai sair de férias ou quando não vai estar em casa. 
-Não deixe nada que possa facilitar um assalto: chaves escondidas por baixo de um vaso, escadas, etc. 

Instalação de luzes de proteção contra assaltos 
-A instalação de luzes exteriores de proteção com detectores de presença ou ligadas a um temporizador podem ter um efeito muito importante contra um possível assaltante. Além disso, TVs e rádios podem ser programados para ligarem em determinados horários.

Proteção em portas 
-As portas e as janelas são geralmente os pontos mais vulneráveis de uma casa. Assim, estes devem ser os primeiros pontos aos quais atentar. 
-As portas de acesso ao exterior deveriam ser, idealmente, blindadas com vários pontos de fixação. Se optar por uma porta blindada não se esqueça de ter um batente adequado. 
-Contudo, se a porta blindada não for viável, a alternativa é ter a melhor porta possível e, para isto, reforce a segurança com dispositivos mecânicos fortes e de qualidade: dobradiças, fechaduras e trancas. 

Segurança de janelas 
-As janelas devem, sempre que possível, ter um filme de segurança no vidro em ambos os lados. Este filme impede que o vidro se parta facilmente, o que atrasa a ação de ladrões. 
-Ter vidro duplo é outra boa providência que dobra tanto o trabalho quanto o barulho. 
-Ter grades de segurança e tranca acessível apenas do lado interno são outras formas de retardar invasões. 
-Analise o emprego de grades ou barra de segurança na janela, porque podem impedir (ou dificultar) a saída dos proprietários em casos emergenciais. 
Alarmes de proteção 
-Os sistemas de alarme são uma forma muito boa de dissuadir os assaltantes e de avisar outras pessoas sobre algo fora do comum. Há muitos tipos de alarmes, que podem ser um investimento alto. Por isto a escolha deve ser bem pensada. 
-Há detecção de invasão, como arrombamento de porta, quebra de janela, ou percepção de alguém no interior da residência. 
-Os alarmes podem ser sonoros, ouvidos por vizinhos e pelos próprios ladrões, ou alertar somente a polícia e a central de alarmes. 
-Também há opção de acionamento de telefone pré-determinado, com mensagem de alerta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário