segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dicas de como diminuir a umidade da sua casa

 Os níveis elevados de umidade relativa são prejudiciais para muitas pessoas e é necessário encontrar formas de reduzir a umidade em nossas casas. É necessário manter um ambiente agradável e saber como evitar a umidade em casa.  Daremos algumas dicas para remover a umidade da sua casa.













Desumidificadores
Nem todo o mundo sabe da existência de desumidificadores que podem ajudar a remover a umidade nas nossas casas. A verdade é que existem vários tipos de desumidificadores e entre eles tem que escolher o que melhor se adapta a sua casa. Ainda assim, todos se baseiam no mesmo princípio, diminuindo a umidade relativa do ar.
Poderá encontra-los em lojas de bricolagem ou em grandes lojas, mas também é possível elaborar um em casa, numa escala menor.

                                                Desumidificador caseiro:


Cubra a umidade com bicarbonato. Após uns minutos aspire a zona. Este método é útil sobretudo para tapetes, carpetes ou tapeçarias.
Limpe a umidade dos vidros com esponjas ou lenços de papel. Ao ser absorventes, eles ajudarão você a eliminar o excesso rapidamente.
Você pode utilizar substâncias químicas que absorvam o excesso de umidade. Há muitos produtos químicos que podem ajudar você a combater a umidade graças a seus componentes, como o gel de sílica, o sulfato de cálcio anidro ou as peneiras moleculares. Mesmo que não sejam produtos de consumo muito comuns, podem ser um bom recurso para combater a umidade.

Com a chegada da época da chuva, a umidade fica mais presente nas casas com má ventilação, traduzindo-se em mau cheiro e água condensada por todas as partes. Por isso, o primeiro conselho é ventilar de forma adequada a sua casa, pois permite que o ar circule e que limpe e refresque cada espaço de sua casa, especialmente depois de fazer atividades que geram umidade como tomar banho ou cozinhar.

Na medida do possível, tente diminuir a produção de umidade, por exemplo ao cozinhar use o exaustor, tape os tachos quando está fervendo ou cozinhando a vapor, etc. Acredite ou não, estas atividades diárias produzem mais umidade do que imagina.

Se usa aquecimento durante o inverno, mantenha uma temperatura adequada, cerca de uns 19 ou 20 graus, pois o ar quente produz mais umidade do que o frio. Também é bom utilizar um desumidificador durante esta época do ano, uma vez que lhe ajudará a controlar o problema e a ter um ambiente mais saudável em casa.

Detalhes tão simples como estender a roupa na rua, seja ao ar livre ou no pátio, permitirão diminuir a umidade. Do mesmo modo, evite ter demasiadas plantas dentro de casa pois aumentam o vapor.

Se a sua casa tem problemas de umidade, é bom pensar numa redistribuição dos móveis que lhe permita uma melhor circulação do ar, deixando mais espaços livros e evitando que os móveis se peguem às paredes.

Não deixe que a mobília fique colada na parede, deixe pelo menos cinco centímetros de distância entre

Roupa estendida
Se quiser remover a umidade da sua casa, pode por em prática um truque muito simples que consiste em pendurar a roupa em lugares abertos ou exterior. Isto porque, depois da lavagem, deixar as roupas penduradas dentro de casa, fará com que aumente muito a umidade.

Também se pode tornar útil uma secadora para evitar que a roupa úmida aumente o nível de umidade relativa dentro da sua casa. No entanto, tem que estar ciente que nem todas as peças de roupa podem ser secas desta forma.

Umidade nos armários
Caso o seu objetivo seja acabar com a umidade dentro de armários e despensas, um truque bastante eficaz para reduzi-la é colocar um recipiente (descartável ou não) com sal do mar ou sais de banho. É melhor colocá-los em um canto ou prateleira onde não corra o risco de tombar.

Com esta técnica conseguimos que o sal absorva a umidade do interior do armário; será necessário substituir o sal cada 2 ou 3 meses, isto porque perdeu as suas propriedades e chega ao ponto de estar saturado.


Areje os armários frequentemente. 
Você pode pendurar bolsinhas cheias de arroz ou giz para absorver a umidade. Se achar adequado, também pode pintar o interior do armário utilizando tinta anti-umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário